A visão espírita para uma nova era

Publicado em Sexta, 05 Novembro 2010

O Departamento de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense, dentro de suas atribuições a serem desenvolvidas, tinha grande lacuna a ser preenchida: a de viabilizar um programa espírita radiofônico, no qual a mensagem espírita pudesse ser levada a todos os lares, lugarejos, colônias, distritos e rincões da cidade de Pelotas e região.

Um programa que siga a orientação da Federação Espírita Brasileira como encontramos no opúsculo: “Movimento espírita”, da FEB, páginas 2 e 3, que orienta: cada página de livro, jornal ou revista espírita, cada programa espírita de rádio ou televisão, cada palestra ou conferência espírita, constituem sagrada oportunidade para a divulgação dos princípios e dos esclarecimentos da Doutrina Espírita, levando à alma do povo as sementes da consolação e da esperança, do entendimento superior da vida e de uma nova conceituação da verdadeira fraternidade, com base nas sublimes verdades reveladas pelo Consolador prometido e enviado por Jesus.

Uma proposta para falar ao povo, de maneira simples, os ensinamentos de Jesus: a linguagem deve ser singela e direta, franca e fácil como a própria verdade.
É dessa forma que a Liga Espírita Pelotense vem desenvolvendo com brilhantismo e lisura a divulgação do espiritismo seja em seus trabalhos doutrinários, como nos meios de comunicações, Jornais, TV, folhetos, revistas, sites, entre outros.
Muitos empreendimentos foram feitos visando o programa de rádio, alguns fracassados, outros frustrados. Mas a idéia do programa continuou viva e latente no coração de todos.
A peregrinação continuava, apesar de, por vezes, nos sentirmos abatidos, mas não vencidos, pois sabemos que a persistência e a paciência são virtudes e a fé o porto-seguro. Necessário ter a fé que transporta montanhas, como ensinado por Jesus: deslocar as dificuldades, as resistências, a má vontade, os preconceitos, o interesse material, o egoísmo, entre outras tantas montanhas que barram o caminho de quem trabalha pelo progresso da humanidade. Mas tudo conspira para o bem, quando aprendemos a trabalhar e a confiar na divindade. Diz o espírito Meimei: “Diante do bem, não pronuncieis a palavra impossível”. Sabíamos que a missão era difícil, mas não impossível.
As sementes haviam sido lançadas e aguardavam a época da germinação.
E foi assim, trabalhando incansavelmente, que, na noite primaveril do dia 24 de setembro de 2010, no Teatro Guarani, minutos antes da palestra do irmão Raul Teixeira, o irmão João Carlos Silva questionou ao irmão e seareiro Edenir Madeira: “O projeto da rádio continua?”.
A ocasião não poderia ser melhor. Aquele era o ambiente propício no qual a espiritualidade maior uniu duas almas que dariam um pequeno, porém significativo passo para a concretização do sonho.
A partir deste dia muitos fatos marcantes aconteceram, sob a coordenação dos irmãos espirituais.
A primeira notícia dada em uma reunião na Lep da possibilidade de um programa de rádio foi recebida pela diretoria com muita alegria e vibração, com palavras de incentivo, de encorajamento, de estímulo, sob compromisso de que não mediriam esforços para tal empreendimento.

No dia 27 de outubro de 2010, às 18h, na Liga Espírita Pelotense, orientados pela espiritualidade maior, reuniram-se os irmãos Milton Barum, Sirlane Maciel, Antônio Dutra, Dora Bittencourt, João Carlos Silva e Edenir Madeira com a missão de concretizar um programa espírita radiofônico na cidade de Pelotas. 
Num clima de fraternidade e alegria, pouco a pouco as barreiras foram sendo vencidas, como a água de um rio que precisando alcançar sua meta vai contornando os obstáculos.
A cada etapa vencida, um sorriso; a cada obstáculo contornado, a vibração. E, por fim, a alegria e o brilho nos olhos já se faziam presentes e contagiavam a todos.
E nesse clima de alegria e harmonia e amparados pelos espíritos amigos, nasceu o Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era, que será transmitido pela Rádio Cultura AM – 1320 khz, aos sábados, às 16h.
A apresentação e a produção do programa estão a cargo do irmão e seareiro Edenir Madeira, que terá a incumbência de ser o porta-voz da mensagem espírita cristã através das ondas do rádio.
Lembremo-nos das palavras do espírito Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier:
“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua própria divulgação”

Departamento de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660