Graça ou merecimento

MerecimentoTodos nós queremos e teremos a felicidade ou a salvação. Há quem diga que será conseguida como graça divina, sem esforço, sem depender de merecimento. Outros pensam e dizem que é uma conquista, pelas obras, pelo merecimento. Qual a verdade? Como, então, conseguir a salvação?
Deus oferece a cada um todas e as mesmas condições, de graça. A expressão popular “o sol nasce e brilha para todos” exprime muito bem essa realidade. Isso, então, é a graça. Uma grande ventura. Cada espírito humano tem a mesma origem: é criado por Deus, simples e ignorante; possui a mesma essência: é um espírito imortal, com a única diferença uns para com os outros quanto ao grau da própria evolução; e tem o mesmo destino: a perfeição e a felicidade plenas, na eternidade.
Por outro lado, Deus nos deixa a grandeza de construirmos a felicidade ou de conquistarmos a salvação pelo merecimento próprio, consequência do aprendizado e das realizações no bem, o que se consegue com muito esforço, paciência e superações, ao longo do tempo: na vida espiritual e, sobretudo, nas reencarnações sucessivas. Jesus diz-nos isso, por exemplo: em João 3:3, ao dizer que para ver o reino de Deus é preciso nascer de novo; em Mateus 16:27, quando diz que a cada um será dado de acordo com as suas obras, o que é quase igual em Romanos 2:6; em Mateus 7:7: “buscai e achareis”, que, na expressão popular, é “ajuda-te que Deus te ajudará”. Jesus, que deve ser seguido e imitado, sempre exalta o trabalho, como em João 5:17: “Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. A sabedoria popular diz que “quem quiser coquinho tem que trepar no coqueiro” e que “quem quiser guabiju que sacuda o galho”. Para o Espiritismo, somente com a caridade há salvação. Mas, precisamos ser gratos a Deus que nos criou, oferece os meios externos, a vida e a própria capacidade.
Reflita e conclua se a salvação que cada um quer, e conseguirá, será resultado da graça ou do merecimento, ou de ambos?
Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 25 de setembro de 2011- JORNAL DIÁRIO POPULAR


Acessos: 1667
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660