Espiritismo e política

Espiritismo_e_poltica

O homem de fé pode participar da política, mas a fé não pode ser cega ou interesseira, pois será falsa, e a política não pode ser tomada por partidarismo mas como ciência da administração pública. A fé verdadeira leva ao homem obedecer sua consciência e não os interesses de grupos, com comportamento ético respaldado no bem comum. Em qualquer esfera, os espíritas podem participar da vida pública do país, desde que não se deixe levar pela corrupção moral, um dos maiores entraves do progresso humano.
Historicamente os religioso participaram da política humana, exercendo forte influência no destino das nações e no comportamento social dos indivíduos, respaldados por representarem a religião oficial do Estado, e misturando a fé com o partidarismo político mantiveram privilégios e criaram conceitos em nome do mando e da manutenção política de seu status.
Considerando o passado, percebemos que o Estado laico, democraticamente trabalhando a liberdade de fé e culto religioso, é o que melhor convém.
A crença espírita é baseada na verdade dos fatos da imortalidade da alma, da reencarnação, da existência de Deus, da prática da caridade como instrumento de progresso, da evolução do Espírito. A ação política do espírita deve visar o bem comum, colocando em ação o ensino de Jesus “faça ao próximo o que queira que o próximo te faça”, mas com ação e não discurso. 
Sendo a Doutrina Espírita elemento de transformação da humanidade, pois combate o materialismo, o egoísmo e a indiferença, sua ação individual e coletiva é participação política da fé raciocinada. Mas os instrumentos que se serve para essa ação nada tem em comum com interesses partidários, mas ação do bem para fazer do homem um homem de bem.
 

Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense

Publicado na Coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 20-03-2011 – JORNAL DIÁRIO POPULAR

 

 


Acessos: 1125
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660