O que é o Espiritismo

Kardec_e_as_obras

A doutrina Espírita é um conjunto de leis, reveladas pelos Espíritos Superiores, contidas nas obras de Allan Kardec.  Os princípios básicos do Espiritismo são: 1ª – A existência de Deus; 2ª – A imortalidade da alma; 3ª – A reencarnação; 4ª – O esquecimento temporário das vidas passadas; 5ª – A comunicabilidade dos espíritos; 6ª – A fé raciocinada; 7ª – A lei da evolução; 8ª – A lei do amor; 9ª – A pluralidade dos mundos habitados.
O Espiritismo responde às questões fundamentais da vida: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Por que estamos aqui? É um conjunto de ensinamentos que oferece uma visão ampla e racional da existência humana e permite que iniciemos uma transformação íntima, aproximando-nos de nós mesmos e de Deus.
Várias pessoas e instituições confundem e usam o termo Espiritismo, para designar com outros seguimentos religiosos, para explicar recorremos Allan Kardec, que sem dúvida era o bom senso encarnado e que já imaginando as distorções que poderiam ocorrer fez questão de deixar bem claro logo no primeiro parágrafo da introdução do Livro dos Espíritos o seguinte: "Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim exige a clareza da linguagem para evitar confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras”, e mais a frente estabelece "Os adeptos do Espiritismo serão, Espíritas ou se quiserem Espiritistas”. (grifo nosso). No Capitulo XVII do livro A Gênese, Allan Kardec, Predições do Evangelho item 40, podemos ler: "Não é uma doutrina individual, uma concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É o produto do ensino coletivo dos espíritos, ao qual preside o Espírito de Verdade”. E no rodapé da pagina joga uma pá de cal sobre este assunto, escrevendo o seguinte: "Todas as doutrinas filosóficas e religiosas trazem o nome da individualidade fundadora: o mosaismo, o cristianismo, o maometismo, o budismo, o cartesianismo, o furierismo, san-sinomismo, etc. A palavra Espiritismo ao contrário, não lembra nenhuma personalidade, ela encerra uma idéia geral, que indica, ao mesmo tempo, o caráter e a fonte múltipla da doutrina”.
Existe uma confusão muito grande a respeito do que é ou não é Doutrina Espírita ou Espiritismo. Isto porque há pessoas que não sabem que as palavras "espírita" e "espiritismo" foram criadas em 1857, na França, pelo codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.  Somente deveriam utilizar-se destes termos instituições que seguissem os postulados desta doutrina.  Assim, cultos e religiões que de alguma forma tem em suas praticas a comunicação de Espíritos, e a crença na reencarnação, são confundidas erroneamente com o Espiritismo.
Na verdade, embora mereçam todo o respeito dos Espíritas, estas seitas são adeptas do espiritualismo ou esoterismo, Obras_Kardece não do Espiritismo.
Todos aqueles que acreditam na existência do Espírito são espiritualistas, mas nem todos os espiritualistas são espíritas.  Para que uma instituição seja espírita, ela deve seguir os ensinamentos contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita. 
 

Fonte: Departamento Doutrinário da Liga Espírita Pelotense
 

"Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."  
Allan Kardec

Publicado na coluna da Liga Espírita Pelotense no dia 13-Março-2011 – JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ

 


Acessos: 1978
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660