“Vibrar e sentir o Cristo” motivou o público no Seminário da LEP

35Neste sábado, 28 de setembro de 2019 aconteceu o Seminário “Evangelização da Família”, promovido pela ACOM (Área de Comunicação Social da LEP), realização da Liga Espírita Pelotense. O evento contou com apoio da WEB Rádio Fraternidade de Minas Gerais, que transmitiu o evento não só para o Brasil, mas também para alguns países como Portugal, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Japão.
Edenir Madeira, coordenador da ACOM saudou os participantes, agradeceu aos patrocinadores e logo após a composição da mesa, o Sr. Orlando Guimarães (Presidente do Centro Espírita Jesus) fez a prece de abertura. O Presidente da FERGS, Sr. Gabriel Salum, através de um vídeo, pronunciou uma linda mensagem de incentivo aos organizadores reafirmando nosso compromisso com a divulgação da Doutrina Espírita, aproveitou para convidar para o 10º Congresso Espírita do RS, que acontecerá em Porto Alegre de 11 a 13 de outubro deste ano.
O Centro Espírita Jesus recebeu homenagem pelos seus 100 anos de atividades espíritas que emocionou a todos, relatando sua trajetória dentro do Movimento Espírita Pelotense.
Logo após o escritor espírita, compositor e cantor Geovane Campos encantou aos participantes com uma belíssima apresentação da música “Trem de Jesus”.
“Vibrar e sentir o Cristo” - com essa frase que sintetiza a motivação para este seminário, teve início as palestras do dia.
O professor, escritor e palestrante espírita Dr. Marcelo Freitas Gil, de Pedro Osório, proferiu a palestra “A Evangelização na Infância e na Juventude” e fez profunda reflexão sobre o descompasso que há entre a evolução intelectual e a evolução moral e chamou a atenção para o vazio existencial que está ocorrendo com muitos jovens atualmente, e que segundo estudos, é um dos principais causadores da “Depressão”, em alguns países é a principal causa de morte dos jovens, que cometem suicídio. Explicou que no contexto da Doutrina Espírita, a evangelização contempla o estudo e a prática do Evangelho à luz do Espiritismo.
Dando prosseguimento, o professor universitário, médico veterinário e trabalhador do CEJ, Rafael Mondadori abordou o tema: “Brasil, A Pátria do Evangelho”. Com seu jeito alegre, muito descontraído Mondadori fez uma abordagem da obra mediúnica, psicografada pelo médium mineiro Francisco Cândido Xavier, assinada pelo espírito Humberto de Campos: “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, publicado em 1938, pela FEB. Com esta citação, onde Jesus exclama “... Para esta terra maravilhosa e bendita será transportada a árvore do meu Evangelho de caridade e de amor. No seu solo dadivoso e fertilíssimo, todos os povos da Terra aprenderão a lei de Fraternidade Universal...” entendemos a importância do nosso Brasil e sua contribuição para a Evangelização dos povos.  Adolfo Bezerra de Menezes, nascido em 29 de agosto de 1831 no Ceará, assume em 1895 a sua posição de diretor de todos os trabalhos de ISMAEL (Espírito Protetor do Brasil) unificando os cristãos através de um cristianismo restaurado.
Na parte da tarde a terceira palestra foi do Bacharel em Teologia e integrante da ACOM, Sr. Cláudio D’Ávila que apresentou o tema “A Família Universal” - capítulo XIV do Evangelho Segundo o Espiritismo. Cláudio destacou que a nossa família é a humanidade. Honra teu pai e tua mãe e amarás ao teu próximo como a ti mesmo, mostrando a importância do amor e do perdão nos relacionamentos familiares, no nosso círculo social, no lugar onde fomos chamados a viver.
A seguir na sessão de autógrafos Sérgio Lopes lançou seu livro “Do Semeador aos Talentos”, os exemplares estavam disponíveis para venda na Livraria da LEP, presente no evento.
A Psicóloga Jeanine Lopes foi a quarta palestrante e falou sobre “Anjos do Amor: um relato de como a prática do bem pode auxiliar pacientes pediátricos”. Enfatizou que a principal motivação do grupo Anjos do Amor (inspirado na ONG Doutores do Riso) é preparar as crianças para enfrentar com mais alegria e leveza os momentos difíceis que passam durante suas internações nos hospitais, e para isso acontecer o grupo usa uma abordagem onde prevalece o diálogo, a oração e o carinho. Exemplificou esse maravilhoso trabalho contando a história de duas crianças e de como o grupo ajudou na recuperação da saúde desses pacientes, ajuda que também se estende aos seus familiares.
Dr. Sérgio Lopes fez a quinta e última palestra do seminário, sobre a “Evangelização do Eu”. A energia positiva que esteve presente durante todo o evento parece que ficou mais vibrante, porque Sérgio Lopes nos mostrou o lado humano de Jesus. Utilizando-se de várias passagens do Evangelho nos fez refletir sobre o que Ele verdadeiramente quis nos ensinar. Explicou que as religiões tornam Jesus um ser inatingível, muito distante de nós. Por intermédio de suas palavras ficou claro que Jesus sempre quis nos mostrar o quanto era humano. Jesus chorou, teve compaixão, se importou com o sofrimento dos seus irmãos e assim compreendemos que o Espiritismo tem Nele um modelo a ser alcançado. Citando São Francisco de Assis, que com seu exemplo nos propõe uma parceria com Deus, nos aproximando de Jesus, Lopes declarou que a Evangelização do Eu é um processo possível. Encerrou a palestra com a magnífica oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz”.
O seminário teve seu término com as palavras emocionadas da Sr.ª Fernanda Farias (Presidente da LEP) que agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso de mais um encontro Espírita.

Fonte: Área de Comunicação Social Espírita da Liga Espírita Pelotense – ACOM-LEP
Fotos: Equipe ACOM

 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660