“A Vossa tarefa na divulgação do Espiritismo é ação gigantesca” – tema do Encontro entre Comunicadores da ACOM/LEP

equipe acom lepRealizou-se sábado (27/10/2018), na sede da Liga Espírita Pelotense, o I Encontro entre Comunicadores – ACOM/LEP – 2018.  “A vossa tarefa na divulgação do Espiritismo é ação gigantesca”, com essa frase, do espírito Bezerra de Menezes, o apresentador do programa Terceiro Milênio, Edenir Madeira, iniciou a primeira parte do Encontro falando-nos de Jesus Cristo, o Maior Comunicador de todos os tempos (somente um grande comunicador pode fazer com que sua mensagem mantenha-se viva por tantos séculos). Falou também de Paulo de Tarso (se não fosse o apóstolo, o Cristianismo não teria passado de mais uma seita judaica).
Paulo de Tarso constituie-se numa bandeira para todos aqueles que são conscientes que a eleição confiada pelo Plano Maior envolve responsabilidades, sacrifícios e perseverança.  Edenir falou-nos também que os primeiros passos em direção à Comunicação Social Espírita foram dados na França, em1857, no momento em que Allan Kardec lançou O Livro dos Espíritos e, mais tarde, em 1858, o primeiro número da Revista Espírita – dois meios clássicos da comunicação. Deu-nos ciência também que o primeiro passo da comunicação espírita no Brasil foi dado por Luiz Olímpio Teles de Menezes, em 1869 com o lançamento do Jornal O Echo d’Além-Túmulo.
Dessa data aos dias atuais, surgiram inúmeras iniciativas que permitiram ao comunicador espírita se familiarizar com os novos canais de comunicação gerados pela moderna tecnologia: impressos, eletrônicos e virtuais.
No Rio Grande do Sul, o grande desbravador da divulgação espírita foi Francisco Spinelli, em companhia de seu amigo Marcirio e do médium Jurê Varella. Spinelli criou a Caravana da Fraternidade, percorrendo vários estados do país na propaganda da unificação da prática espírita, que culminou com a assinatura do Pacto Áureo, onde, na qualidade de relator das conclusões do Congresso, desempenhou a incumbência com brilhantismo e competência, possibilitando a finalização desse ato, em 05 de outubro de 1949, na Casa de Ismael, no Rio de Janeiro.
A seguir para finalizar essa primeira parte do Encontro, Renata Gastal (integrante da equipe ACOM) trouxe ao nosso conhecimento a importância de Herculano Pires na divulgação da Doutrina Espírita. Herculano Pires dirigiu e apresentou pela Rádio Mulher, na década de 70 (1971 – 1973) a transmissão do programa de rádio “No Limiar do Amanhã”. Ele também fez parte de um importante momento da TV brasileira referente ao espiritismo, com o programa “Pinga-Fogo com Chico Xavier”, transmitido nos dias 27 e 28 de julho de 1971 pela TV Tupi.
Na segunda parte do Encontro foi feita uma atividade em grupo: “Sois o grão de areia”, onde os participantes fizeram grupos de 4 integrantes e responderam a 10 perguntas, o tema do trabalho proposto foi “Qual o objetivo da Comunicação social Espírita?”
Dando prosseguimento as atividades do Encontro, Edenir Madeira trouxe-nos o tema: “Missão e Desafios”:  - Finalidade – A quem se destina a Comunicação Social Espírita – Responsabilidade – Pautar pelo Amor e a Verdade – A mensagem é para esclarecer, consolar e orientar – A comunicação é expositiva e não impositiva – O propósito é promover a Doutrina Espírita – Aspectos éticos, legais e técnicos (muito bem explicados pela irmã Fátima Hussein – integrante da ACOM) – Simplicidade do trabalho – Analisar as propostas/oportunidades de trabalho – Divulgação não é improvisação – Legislação Brasileira – Estatuto e regimento da Casa Espírita (Esses dois tópicos também foram abordados pela irmã Fátima Hussein) – Condições básicas para a tarefa na comunicação – Perfil do trabalhador da comunicação social espírita – Benefícios do trabalho em equipe – Gratuidade na tarefa – Dificuldades e Obstáculos na tarefa – Benefícios para o comunicador.  A irmã Sirlane Maciel também participou da explanação de alguns tópicos citados.
Dando continuidade ao Encontro, Sirlane Maciel lembrou-nos do diálogo entre o Espírito Abigail e Paulo de Tarso – Livro Paulo e Estevão. Quando Paulo de Tarso lhe pergunta: Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens? Abigail responde: Ama, trabalha, Espera, Perdoa!
Edenir Madeira finalizou a palestra citando os meios de comunicação utilizados pela ACOM/LEP e apresentou a equipe aos participantes.  Também foi apresentado o informativo Reihenberg, da Sociedade Espírita Irmão Reihenberg (como exemplo de meio de comunicação social espírita).

“Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento, instruir-vos, este o segundo”. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram”.  – Espírito da
Verdade, Evangelho Segundo o Espiritismo.

Alerta-nos o Espírito Bezerra de Menezes: “Reflitamos: Sem comunicação, não teremos caminho”. “Compreendamos que a vossa tarefa na divulgação do Espiritismo é ação gigantesca, de que não vos será lícito desertar." 

A equipe ACOM/LEP agradece a presença de todos e Edenir Madeira encerrou com uma prece, usando a música “Depende de nós” de Ivan Lins.

Fonte: Área de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense – ACOM/LEP
Fotos: ACOM

 
 
 
 
 

 

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660