"Seminário Laços de Família", Uma comemoração aos 70 anos do Hospital Espírita de Pelotas

31No dia 23 de junho de 2018 aconteceu o "Seminário Espírita Laços de Família", uma atividade comemorativa aos 70 anos do Hospital Espírita de Pelotas e que reuniu trabalhadores da Liga Espírita Pelotense (LEP) e do Hospital Espírita de Pelotas (HEP). 
Antes de começar a tarde de palestras, as trabalhadoras do Programa Terceiro Milênio estiveram presentes no local fazendo a cobertura inicial do evento.
O cerimonial foi apresentado por Edenir Madeira, e na composição da mesa estavam Fernanda Farias (Presidente da LEP), Carlos José Machado Jardim (Presidente do HEP), Maria Emília Nunes Tavares (Coordenadora da Comissão Própria 70 Anos do HEP) e Marcelo Gil, o primeiro palestrante da tarde. 
Marcelo Gil abriu o ciclo de palestras com o tema "Nossos filhos são Espíritos”. Explicou a natureza milenar dos espíritos, desmistificou a ideia de que a alma é criada no momento da concepção, e destacou que as heranças hereditárias são biológicas e não espirituais. Reforçou que os laços de sangue são instrumentos para estabelecer a fraternidade entre os espíritos encarnados na mesma família. Apontou as diferenças entre educação e instrução, lembrando o dever dos pais na educação moral e na formação do caráter dos espíritos que chegam ao lar na figura de filhos.  
A seguir, Claudio D’Ávila abordou a "Lei de Amor e Sociedade”. Sustentou a necessidade de exercitarmos o amor incondicional nas diferentes esferas das relações sociais, visando um dia acabar com as misérias humanas na Terra. Através da instrução de Santo Agostinho sobre a prática da reforma íntima, referiu que para nos conhecermos é preciso relacionarmos-nos com o próximo. O convívio é oportunidade única de crescimento, e a família faz parte desse ambiente de experiências destinado a potencializar as virtudes. Chamou-nos para o desafio de amar como Cristo o fez.
Ao final da segunda palestra teve o intervalo do seminário, em que foram proporcionados breves momentos de convívio e um lanche servido pelos trabalhadores do HEP enquanto Sérgio Lopes autografava seus livros para o público e preparava-se para a próxima parte do seminário.
Na última palestra, Sérgio Lopes tratou dos “Tipos de relacionamento, uma visão psicológica e espírita”. Desafiou a todos a pensar na família de forma mais criativa, visto que a composição familiar atual tem se diversificado. Fez a reflexão da estrutura familiar não pelos laços genéticos e consanguíneos mas pelos laços espirituais e de sintonia magnética. Comparou os relacionamentos a partir de conceitos da biologia, abordando as relações de mutualismo obrigatório, de mutualismo facultativo, de comensalismo e, para finalizar as relações de proto cooperação, as quais os espíritos associam-se por sintonia servindo um ao outro sem exercer dependência.  
Em paralelo às atividades desenvolvidas no auditório, a livraria da LEP esteve presente com um amplo acervo de livros espíritas.
O seminário teve o auditório do HEP lotado com participantes de Piratini, Canguçu, Pinheiro Machado, Camaquã e outras cidades da região.
Além do público presente no auditório, centenas de internautas de diversas partes do Brasil e do mundo — Estados Unidos, Japão, Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Argentina, Canadá e mais — acompanharam as palestras por intermédio das mídias sociais. O seminário foi transmitido na íntegra pelo canal da LEP no Facebook e pela Web Rádio Fraternidade de Minas Gerais.
O término do seminário foi marcado com muitos aplausos da plateia, o que demonstrou a satisfação de todos com o trabalho empenhado.

Fonte: Área de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense – ACOM-LEP
Fotos: Equipe ACOM

 
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660