Pacto Áureo

Na sede da Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, em 05 de outubro de 1949, foi assinado o documento considerado o mais importante do Espiritismo no país, por significar a unificação do movimento a nível nacional, sob a coordenação da FEB.

A reunião foi dirigida pelo presidente da FEB Antônio Wantuil de Freitas, com a participação de representantes de Federações e Uniões de âmbito estadual: Federação Espírita Catarinense, Federação Espírita do Paraná, Federação Espírita do Rio Grande do Sul, União Espírita Mineira, União Social Espírita de São Paulo (USE), e também da Liga Espírita do Brasil e da Comissão Executiva do Congresso Brasileiro de Unificação Espírita.

O Conselho Federativo Nacional da FEB foi criado conforme item dois da Ata, com o objetivo de promover e trabalhar pela união dos espíritas e pela unificação do Movimento Espírita, para que as atividades de estudo, difusão e prática da Doutrina Espírita sejam fortalecidas e realizadas no seu devido tempo. Atualmente, o CFN é composto pelas entidades federativas espíritas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal (27), bem como de um quadro de entidades especializadas de âmbito nacional.
A evocação dos 60 anos do “Pacto Áureo” sugere-nos a efetivação de ações que contribuam para a consolidação e ampliação do ideal de união e de unificação. Na mensagem “Em nome do Evangelho”1, Emmanuel propõe: “[...] unamo-nos no mesmo roteiro de amor, trabalho, auxílio, educação, solidariedade, valor e sacrifício que caracterizou a atitude do Cristo em comunhão com os homens, servindo e esperando o futuro, em seu exemplo de abnegação, para que todos sejamos um em sintonia sublime com os desígnios do Supremo Senhor”.

Em resumo O Pacto Áureo significa: Espiritismo organizado, Expansão segura do Espiritismo, União pela fraternidade e Princípios Comuns.

Leia Também: 60 Anos do Pacto Áureo
  Pacto Aureo Completo

DECON – Liga Espírita Pelotense – pesquisa Reformador

INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660