Livro - O Movimento Espírita Pelotense

 

Livro_Mov._Esp.PelotenseA obra é uma dissertação apresentada em 2008 ao Curso de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas. Nela é feita uma análise antropológica, histórica e sociológica sobre o Movimento Espírita Pelotense, desde as suas origens até os dias atuais. Não se trata, portanto, de um livro espírita, e sim de um estudo científico sobre o Espiritismo na cidade de Pelotas, realizado dentro de uma universidade.
Para a composição desse estudo o autor partiu dos dados do censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo o qual Pelotas é a segunda cidade do Rio Grande do Sul com o maior número de pessoas que se declara espírita. Enquanto a média de espíritas do Estado é de 1,8% da população, nessa cidade esse número sobe para 5,86% dos entrevistados.
A pesquisa procura compreender o que fez de Pelotas uma cidade com tão expressivo número de pessoas que se identificam como espíritas.Livro_Mov._Esp.Pelotense Não se trata de um estudo quantitativo com vistas a comprovar se Pelotas de fato tem um número maior de espíritas do que outras cidades do RS, mas sim de uma investigação qualitativa, através da qual se buscou entender o processo de formação do Movimento Espírita Pelotense e de uma identidade espírita na cidade de Pelotas.
Nesse sentido, foi feita uma reconstituição histórica desde o surgimento da doutrina espírita na França, sua inserção na sociedade brasileira e sua penetração em Pelotas durante o último quartel do século XIX, buscando-se compreender como se constituiu um movimento espírita na cidade e como se formou a identidade social das pessoas que se identificam como espíritas.
Os direitos autorais do livro foram doados para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE-ECM), entidade fundada pelo já falecido historiador espírita Eduardo Carvalho Monteiro, que tem como objetivo incentivar estudos científicos sobre a temática espírita.
A obra está sendo publicada através da Coleção Espiritismo na Universidade, que visa divulgar trabalhos acadêmicos sobre a Doutrina Espírita, tendo a sua edição sido viabilizada graças a uma pareceria entre o CCDPE-ECM e a Liga Espírita Pelotense (LEP), que conjuntamente bancaram a publicação. Sendo assim, todo o lucro dos livros vendidos no RS reverterá em favor da LEP.

 

Marcelo_Gil
Marcelo Gil

Marcelo Freitas Gil, autor do livro, é Licenciado em História, Bacharel em Direito, Especialista em Mídias Associadas à Educação e Mestre em Ciências Sociais. É professor do Curso Superior em Gestão de Cooperativas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no Campus Pelotas – Visconde da Graça. Atualmente é aluno do Curso de Doutorado em Educação da UFPel, onde realiza pesquisa sobre a influência do Espiritismo na Educação, particularmente na cidade de Pelotas. É espírita militante há quase vinte anos e atualmente é presidente da Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade, na cidade de Pedro Osório, entidade que em 2010 completou 70 anos.

O livro está a disposição em horário comercial na livraria da Liga Espírita Pelotense - Rua Andrade Neves, 981-centro - Pelotas/RS. Mais informações pelos telefones (53) 32782660 e 91613343

Acessos: 1792
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660