Instituto Espírita Lar de Jesus

Imprimir

instituto_lar_de_jesusAv. Cristóvão José dos Santos, 651 Cohab Tablada
TRÊS VENDAS
Pelotas - RS
(53) 3027-0276

Fundado em 15 de outubro de 1961

Pesquisa realizada através do livro Historia do Espiritismo em Pelotas de Lauro Enderle

Esta entidade tinha o nome inicial de Centro Espírita, quando fundado em 15 de outubro de 1961, um domingo. Foi o iniciador dessa obra gigantesca de hoje o saudoso confrade Moacir Dias. A zona escolhida para a instalação dessa filiada à Liga Espírita Pelotense era uma das mais pobres e sem recursos da cidade. Ficava na época na rua Santos Dumont, 465, na Vila das Corujas, como era o local mais conhecido pelo povo. Hoje é Vila Santos Dumont, ao lado da Cadeia Civil. O Centro funcionava num chalé, construído com madeiras de toda a espécie, até de caixão de querosene e pedaços de lata. Mas funcionava assim mesmo, socorrendo os que ali residiam, em sua maioria gente realmente necessitada; eram mães, irmãos, esposas e parentes de muitos detentos cumprindo pena no presídio. E Moacir Dias era incansável, distribuindo roupas, alimentos para todos, e leite para as crianças. À noite, preces e passes no Centro, e mais o Evangelho e doutrina para todos.

A primeira diretoria da entidade, ficou assim constituída: Ruth Caminha Sclowitz, presidente; Alcides Sclowitz, vice-presidente; Diosma Martinez Nunes, secretária; José Kaiser Nunes, tesoureiro; diretor-geral: Coroliano de Ávila Martins. Conselho Fiscal: Sebastião Lopes da Silva. Plotino Ernandes Rodrigues e Mariano Silveira. Estes os irmãos considerados fundadores da futura instituição modelar em seu gênero, e que ajudavam financeiramente a entidade e também trabalhando em sua fase inicial.

O Senhor Moacir Dias conseguiu um amplo terreno no outro lado da rua, com frente para a Avenida Cristóvão José dos Santos, 651, onde está instalado hoje o Instituto Espírita Lar de Jesus, uma obra social das mais importantes do nosso movimento. O terreno devia ter um hectare, 10.000 metros quadrados, e ali o confrade Moacir Dias começou a plantar hortaliças de todas as espécies, sendo criada uma Escola Agrícola, onde trabalhavam crianças e adultos. Dentro de pouco tempo,  Moacir Dias, distribuía sopa paro toda a Vila, com a produção colhida naquela grande horta. Nesta altura, era idéia ser fundada uma Escola Primária, para instrução daquela pequena multidão de garotos. Por outro lado, o Centro Espírita continuava lá no meio da vila, com seus trabalhos espirituais normais de uma casa espírita, e  Moacir Dias distribuindo gêneros alimentícios. Com a colaboração de muitas pessoas. Foi ele um grande batalhador e exemplo de Espírita em Pelotas.

Em 1965, houve uma grande seca em Pelotas e em toda a zona Sul. E as verduras da horta começaram a sentir a estiagem, não vingando. Durante cerca de dois meses, o confrade Moacir Dias, junto com os garotos da vila, transportava água em baldes e latas de bem longe.

No dia 18 de março de 1965, teve uma síncope cardíaca em plena tarde de trabalho, vindo a desencarnar aquela alma bondosa e dedicada. Foi sepultado no dia seguinte, com um acompanhamento impressionante de pessoas que lhe admiravam as qualidades de autêntico cristão. Partia assim aquele gigante do Espiritismo com 59 anos de idade. Era viúvo, deixando filhos e netos.

Como já falamos antes neste histórico, Moacir Dias era um homem extraordinário, um trabalhador Espírita que não escolhia trabalho. Em sua casa na época, tinha um posto homeopático, prescrevia a homeopatia com alto conhecimento. Era professor de Esperanto, ensinando esse idioma internacional do futuro para diversas pessoas. Foi notável construtor de obras, sua profissão inicial. Depois, aprendeu com incrível facilidade prótese dentária, trabalho que executava com perfeição, a pedido de vários profissionais do ramo. Este era o seu meio de vida, só não fazia o que não quisesse aprender, pois era muito inteligente.

Ao se tornar espírita, após ler muitas obras de Allan Kardec, resolveu visitar o médium Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, isto por volta de 1958, viagem que fez acompanhado de seu filho Getúlio Dias. Quando de lá retomou, chegou mais convicto ainda, mais seguro, mais decidido, cheio de planos, e iniciou o movimento de fundação daquela importante obra social espírita.

Após a partida do grande Iider, a irmã Diosma Martinez Nunes ficaria com muita responsabilidade sobre seus ombros, de construir a sede, a escola primária e agrícola, enfim tudo o que faltava. E ela construiu tudo aquilo que hoje ali vemos. Dentro de alguns anos, estavam funcionando ali todos os setores projetados por Moacir Dias. Hoje, é um modelo de obra social. Diosma M Nunes, contou com o auxílio de vários irmãos para a concretização daquele valioso patrimônio, e há muito tempo com a nova denominação de Instituto Espírita Lar de Jesus.

No ano de 1984, a entidade já  mantinha a Escola Primária e Agrícola, com uma vasta área construída, presidida até hoje por Diosma Martinez Nunes, uma das fundadoras dessa instituição que honra sobremaneira o Espiritismo local.

Diosma Martinez Nunes, presidente contou ali com um grande vulto do Espiritismo de Pelotas, Vanda da Silva Chagas, mulher experiente, de muita vivência doutrinária. Não era e não é tarefa fácil cuidar de uma obra educativa com mais de 400 alunos matriculados, que fornece material escolar, alimentação, roupas, além de outras necessidades próprias da idade daquelas crianças carentes de umas tantas coisas da vida.

Vanda da Silva Chagas era quem conseguia as verbas municipais e estaduais, promovia campanhas financeiras, tendo criado ali uma produção de coelhos, em grande escala, a fim de conseguir recursos para a obra.

As obras realizadas estão aí, palpáveis, demonstráveis e reconhecidas e  em plena atividade, ao nosso lado, como testemunhas vivas do que estamos relatando. Essa entidades está ainda fazendo e formando sua história, a fim de serem projetadas nos gloriosos eventos do futuro.

 

 

Acessos: 6108
INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660