S. E. Irmão Reihenberg

Olga Eifel, 271
TRÊS VENDAS
Pelotas - RS

No dia 17 de agosto de 1985, foi realizada uma reunião na residência da senhora Talita Cardoso Barum, na Cohabpel, Bloco 10, Apto. 14, localizada na Praça Capitão Nestor Corbiniano Andrade, para tratar da fundação de uma casa espírita. Compareceram a esta reunião as seguintes pessoas: Edith Muñoz Hipólito, Célia David Brandão, Luide Cardoso da Silva, Talita Cardoso Barum, Lídia Irene Trajano Triches, Dóris Martins Cardoso, Irma Tavares Islabão e Joventino Eslabão. Depois de algumas trocas de idéias, foi escolhido o nome de Sociedade Espírita Irmão Reihenberg, em homenagem a este ilustre benfeitor da humanidade que Nasceu em Trugan, Suíça, em 27 de dezembro de 1819, morou algum tempo na Serra de Tapes e, durante longos anos em Pelotas, onde desempenhou de maneira significativa sua profissão de médico, quando se destacou pela maneira altruísta com que atendia a todos, principalmente aos mais necessitados. Foi grande protetor do Asilo de Órfãs Nossa Senhora da Conceição deixando em testamento todos os seus bens a esta Instituição.
Nesta mesma reunião, foi decidido alugar um prédio à Rua Barão de Santa Tecla, 722, para funcionar a casa espírita
No dia 21 do mesmo mês e no mesmo local, a equipe reuniu-se para compor a Diretoria e elaborar o Estatuto Social.
A primeira Diretoria ficou assim constituída: Presidente – Edith Muñoz Hipólito, Vice Presidente – Célia David Brandão, 1º Secretário – Joventino Eslabão, 2º Secretário – Delamar Camargo de Campos, 1ª Tesoureira – Lídia Irene Trajano Triches, 2ª Tesoureira – Talita Cardoso Barum, 1ª Bibliotecária – Irma Tavares Eslabão, 2ª Bibliotecária – Dóris Martins Cardoso, Assistência Social – Iolanda Souza de Campos, Evangelizadora da Juventude e Adultos – Edith Muñoz Hipólito, Evangelizadoras da Infância - Dóris Martins Cardoso e Rosane Santos Hipólito.
Para o Conselho Fiscal: Dirceu Amaral Brandão (Presidente), João da Silva Cardoso e Celso Muñoz Hipólito; Suplentes – Rosane Santos Hipólito, Sônia Regina Hipólito Martins e Mirian da Silva Cardoso.
O Estatuto Social foi registrado em Cartório no dia 23 de agosto de 1985, data esta considerada como a fundação da Sociedade Espírita Irmão Reihenberg; no dia seguinte iniciaram as atividades abertas ao público e já no prédio alugado pelos fundadores.
A Assembléia Geral Ordinária para eleger e empossar oficialmente a Diretoria, foi realizada em 04 de setembro de 1985.
O grupo de trabalhadores motivados pelo desejo de “bem servir”, não mediu esforços para colocar em prática os ensinamentos de nosso Mestre Jesus e, unidos, venceram barreiras para que mais um farol de luz refletisse no coração de todos que procurassem apoio nesta Casa Espírita, divulgando com firmeza e sabedoria os ensinamentos deixados por Allan Kardec. Entre estes obstáculos, surgiu um sério problema: na reunião de Diretoria de 05 de fevereiro de 1987, a Presidente Talita Cardoso Barum comunicou que o imóvel onde realizavam as atividades, estava à venda, portanto, da necessidade de uma grande mobilização a fim de resolverem a situação. Foi grande o esforço de todos e das diretorias seguintes, até que em 15 de abril de 1992 mudaram para a sede própria, pequena; mas o empenho para aumentar a sede continuou e conseguiram, Hoje há uma grande área construída, com o auxilio de seus incansáveis trabalhadores entre eles destacamos Clesis Niara Gomes de Mello, que contou com muitos apoios inclusive da Liga Espírita Pelotense.
A Sociedade Espírita Irmão Reihenberg está localizada à Rua Olga Eifler, 271.
Foram Presidentes desta Sociedade:
Edith Muñoz Hipólito
Talita Cardoso Barum (duas gestões)
Sônia Lisboa Mendes
Clesis Niara Gomes de Mello (duas gestões)
Geni Cardoso Vieira
Júlio Bastos Portela
Cláudio Primo Delanoy
Fúlvia Augusta Aguirres
Olga Torres de Ávila Bastos.

 

INSTITUCIONAL DOUTRINA ESPÍRITA NOTÍCIAS DEPARTAMENTOS CASAS

presidentes
histórico
galeria de fotos antigas
fundar uma casa espírita

artigos
downloads
estudos

jornal
aconteceu
rádio e tv

assuntos da família
assist. e prom. social espírita
comunicação social
doutrinário
infância e Juventude
livraria

AME Pelotas
todas as casas
galeria de fotos
horários

  TERCEIRO MILÊNIO      
  no rádio
na tv
no youtube
no facebook
 

 
© Todos os direitos reservados a Liga Espírita Pelotense
Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660